segunda-feira, 13 de agosto de 2007

FIAT LANÇA PUNTO NO BRASIL E CRÊ EM NOVO SEGMENTO

A Fiat escolheu a Argentina para apresentar aos brasileiros o lançamento do Punto. O modelo já é comercializado na Europa desde 1993, quando, na época, foi o sucessor do Uno no segmento dos hatchbacks compactos. Lá, o carro já está na terceira geração e leva o nome de Grande Punto. No Brasil, segundo a Fiat, o Punto inaugura uma nova categoria de veículos, a “sportback” compacto. Isso porque o carro tem acabamentos luxuosos normalmente utilizados em sedãs e tecnologia embarcada característica de hatchbackes médios. O Punto é construído sob a plataforma do Idea e possui 4,03 metros de comprimento e 2,51 metros de distância entre eixos. Com esse tamanho, ele é maior do que seus principais concorrentes Citroën C3 e Volkswagen Polo.

O Punto já chega no mercado com uma grande assinatura de design. O responsável pelas formas modernas do carro é o designer Giorgetto Giugiaro. Entre os principais destaques estão os faróis, vidros triangulares à frente das portas dianteiras e os retrovisores com inspiração na Formula 1. Já a traseira é clean, com nichos específicos para as luzes de ré.

Uma das grandes novidades do Fiat Punto é o inédito sistema de comunicação e entretenimento Blue&Me. Para os viciados em tecnologia, agora será possível fazer ainda mais coisas enquanto se dirige. Com o Blue&Me o motorista pode desempenhar várias tarefas, como chamadas para o celular com comando de voz, atender chamadas do celular por meio do Bluetooth, manter agenda pessoal de telefones no veículo sempre atualizada, ouvir através do sistema de áudio do veículo as mensagens SMS, escutar músicas em MP3 no CD, no MP3 Player ou até mesmo através do Pen Drive. O Blue&Me integra diversos equipamentos do veículo e através dos botões instalados no volante, o motorista comanda todo o sistema através de sua voz, tudo sem interferir na atenção do motorista ao volante. O comando de todas as funções por voz é o grande destaque do Blue&Me que tem um avançado sistema de reconhecimento da voz. Apenas com um comando, pode-se ordenar a discagem de números de telefone através de qualquer nome memorizado na agenda ou então dígito por dígito. Falando para o “Blue &Me” palavras como “anterior” ou “parar”, o sistema automaticamente adianta ou pára a música que está sendo executada no MP3. Além disso, o sistema lê em voz alta as mensagens SMS recebidas.

Além do Blue&Me a Fiat também equipou o Punto com outras tecnologias opcionais. Uma delas é o conceito de segurança HSD (High Safety Drive) que agrega os airbags dianteiros e ABS com preço competitivo. O HSD é de série para a versão Sporting. Fora esse sistema, o Punto ainda pode ser equipado com até seis airbags, sendo dois dianteiros de duplo estágio, dois laterais e dois de cortina.

Além disso, os freios contam com o novo ABS – que é de série para a série Sporting – e vem com diversas funções para garantir a estabilidade do veículo em qualquer situação. Outro sistema que reforça a segurança dos ocupantes é o anti-whiplash nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. Ou seja, motorista e passageiros estão protegidos do efeito chicote no caso de uma colisão.

Também em relação à segurança passiva, o Punto tem o sistema FIS (Fire Intervention System) que, no caso de uma colisão, aciona um sensor cortando a alimentação da bomba de combustível. Além disso, o sistema FIS também destrava as portas, acende a luz de cortesia e exibe uma mensagem no display de quadro de instrumentos facilitando a saída dos ocupantes.

O Fiat Punto também pode ser equipado com diversos sensores como de chuva, estacionamento e faróis. Há disponível a opção do espelho interno eletrocrômico. A nova arquitetura Nano-Florence faz com que o Punto tenha muita tecnologia embarcada. Há por exemplo temporização das luzes de cortesia, a segunda geração do imobilizador Fiat Code 2, acionamento automático do limpador traseiro, o sistema Follow me home que aciona os faróis baixos iluminando o entorno do carro quando a chave estiver fora da ignição e se aciona o lampejo dos faróis, vidros elétricos, telecomando e revisão programada.











Fonte: AutoShow

Nenhum comentário: